domingo, 1 de janeiro de 2012

Animais e Fogos de Artifícios. Perigo!


Desenho de gato amedrontado com a queima de fogos de artifício
Infelizmente, mais uma vez, o reveillon levou muito sofrimento aos animais do mundo inteiro. Em Florianópolis (SC), por exemplo, os olhos, patas e ouvidos da cadela Maia foram atingidos por fogos de artifício soltados pelo vizinho.

Assim como ela, milhares de animais sofrem horrores em datas festivas, como Natal, Ano Novo, São João, e finais de campeonatos de futebol. Até os pássaros podem estar sendo vítimas da queima de fogos, sabia?

Em Guarapuava (PR), este cão fugia do barulho dos fogos e se deparou com um monstro, que lhe desferiu várias facadas. Foi resgatado, mas não resistiu aos ferimentos e, infelizmente morreu. Clique no link para ver o vídeo, não coloquei no blog porque são cenas fortes.

Além das fugas, podem ocorrer mortes, ferimentos, ataques, brigas, afogamentos, quedas, e outros sofrimentos. Chegou a hora de dar um basta neste costume perigoso, caro, poluente e inútil!

Até o Comitê Olímpico Internacional (COI) estuda uma forma de abolir os fogos de artifício nas cerimônias de abertura e de encerramento das próximas Olimpíadas. A Associação Italiana em Defesa dos Animais e do Ambiente (AIDAA) também está em campanha contra os fogos de artifício no fim de ano.

São iniciativas louváveis, e que merecem todo o nosso apoio, não é mesmo? E você também pode entrar nesta luta! Nesta quinta-feira, 5 de janeiro, haverá twittaço contra fogos de artifício, a partir das 18h. Assina esta petição pública e coloque este button no seu avatar do facebook.

Enquanto não conseguimos acabar de vez com os fogos de artifício, podemos aprender a como acalmar os animais durante a queima de fogos. Basta seguir as boas recomendações do Projeto Esperança Animal (PEA).

Para nós gatos, por exemplo, a entidade recomenda que fiquemos entocados no quarto dos humanos, protegidos em alguma toquinha. Pode ser no guarda-roupa, com edredons e cobertores que possam abafar o som. Para calmar os bichanos, vale até ajuda dos Florais de Bach.

É isso aí, minha gente! Vamos encontrar uma forma de expressar nossa alegria sem causar tristeza nos outros seres?


6 comentários :

  1. Olá..concordo viu! A minha cadela fica desesperada com o barulho, mesmo ficando dentro de casa..
    tivemos nosso ano novo sem soltar nenhum foguete e nem por isso foi menos feliz...

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Lili e mamis!
    Feliz 2012!!!!
    Parabéns pela post!Já esta passando da hora de acabar com este tipo de manifestação ridícula e esdruxula,quanto mais ignorante é a pessoa mais fogos ela solta!!!
    Não se preocupam com os pássaros e nem com animais da terra!!Afinal, para eles, os únicos animais que importam são os que estão na mesa,ou seja, o pernil e o peru!!!
    Isso precisa acabar!!!!Diga não aos fogos!!!!
    Bjosssss e ronrons

    ResponderExcluir
  3. Lili concordamos com vc, chega de fogos de artificios que prejudicam nossos sensiveis ouvidos e nos estressam.
    Feliz 2012!
    Ronrons do Shake, da Tixa e da Juju

    ResponderExcluir
  4. Lili é claro que concordo plenamente com você. Esses fogos são horríveis e devem mesmo acabar. Os animais não merecem mais essa maldade.

    Bjs, Néia

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Feliz Ano Novo!!

    Ah, não gosto de fogos....nem eu nem meus bichos. Ta mais do que na hora de colocarem outra coisa no lugar dos fogos para comemorar as festas.

    Estou te enviando um e-mail com o orçamento da guirlanda ta bom?
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Nem me fale... Nossas "viradas" de ano são sempre dentro de casa com um cão enooorme que morre de medo de foguetes e um gato cego que se assusta com qualquer traque, mas, devo admitir desde que eles chegaram, nossos reveillons, tem sido muito melhores

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...