quarta-feira, 21 de maio de 2014

Quando existe cidadania evoluída...



Uma amiga da mamis esteve na Turquia e ficou encantada com o tratamento que é destinado aos animais que vivem nas ruas. As prefeituras castram, fazem a marcação na orelha dos gatos e os cães são chipados. Se ocorrer problema de saúde com eles, qualquer pessoa pode acionar à prefeitura. Logo, um veterinário recolhe, trata e devolve sadio ao seu habitat. Isso se chama controle populacional de animais. Uma realidade vivida em muitos países hoje, e distante da nossa brasileira. E o que fazer com estes exemplos?

Não basta só saber, mas para quem quer viver civilizadamente, respeitando e integrado a uma cultura evoluída, chegou o momento de buscar estas alternativas para o nosso país. É como diz Alexander Von Humboldt : “Avalia-se o grau de civilidade de um povo pela maneira como trata seus animais”.

E hoje venho compartilhar com vocês um pouco do respeito a todas essas manifestações de vida na Turquia e como os turistas e a sociedade se conectam a tudo sem problemas e preconceitos.

Eles vivem nos museus tranquilamente...


O gatinho estava usufruindo do calor de uma lâmpada dentro de uma igreja.O vigia estava ao lado mas não o espantou nenhuma vez...


Pombos tem pontos de alimentação...


 E casinhas construídas pela prefeitura especialmente para eles...

A Mesquita Azul, que atrai milhões de turistas do mundo todo, um gatinho dorme tranquilamente na escadaria e ninguém o encomoda.


 Eles tem pontos de água fresca em vários pontos da cidade....


Este gatinho dorme tranquilamente onde existiu o templo de Ártemis, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Ao fundo, a biblioteca de Celso.


Turistas fotografam os gatos...


Protetor vem duas vezes ao dia alimentar os gatos e troca os potinhos de água...


Pontos de água para os "animais comunitários"...


Gatinho dormindo na cadeira de um restaurante sem ser encomodado...

Dono do restaurante colocou tapete para abrigar o gatinho...


Gatinho nas feiras...

 Gatinhos na Ilha Grega...


 Como vocês podem perceber, eles estão em todos os lugares, mas eles são extremamentes respeitados por aquele povo e pelos os turistas que querem conhecer a cultura deste país. Eles, os gatos, fazem parte dela e quem deseja visitar a Turquia, sairá com um outro olhar sobre os valores da Vida e não só da sua vida. Amei escrever este post. Acho que exemplos dessa natureza que devemos lutar para implantar em nosso país. Um cheiro miado na ponta do nariz!

Colaboração: Blog Ser Vegetariano

7 comentários :

  1. BOM DIA, COLEGUINHAS!
    PÔXA... QUE BACANA SABER QUE SE IMPORTAM COM OS ANIMAIZINHOS. ADORAMOS SABER DISSO! SÓ SOMOS CONTRA O CORTE EXCESSIVO DA PONTA ORELHA, PRA IDENTIFICAR OS ANIMAIS CASTRADOS. ALGUMAS INSTITUIÇÕES EXAGERAM NO CORTE E AO INVÉS DA PONTINHA, CORTAM QUASE METADE DAÍ, É MAIS UMA MUTILAÇÃO DO QUE MARCAÇÃO. CASTRAR É PRECISO MAS MANTER A INTEGRIDADE DO ANIMAL MANTENDO-O EM PLENA ATIVIDADE (OUVINDO PERFEITAMENTE COM O AUXÍLIO DE AMBAS AS ORELHAS, NO CASO), ACHAMOS TAMBÉM ESSENCIAL.
    ESPERAMOS QUE VOCÊS ESTEJAM BEM. NOSSA AMA MANDA UM ABRAÇÃO, TÁ?
    APAREÇAM NOS BLOGS. SÃO SEMPRE MUITO BEM-VINDAS. :)
    UM ABRAÇO BEM BONITO DA MAUAU, DO GATO-TÔ, DO PHANTOM E DO GATITO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tia Gam, o corte na orelha é essencial. Entendo quando diz do abuso no corte. Realmente os veterinários precisam ter este cuidado. Eu também sou contra. Basta uma pequena marcação, já é o suficiente para identificação do animal castrado a longa distância. Um grande cheiro. Eu fui te visitar na fanpage e está linda, de parabéns!!! Cheiro miado.

      Excluir
  2. Oi Lili, adorei o post. Não sabia que na Turquia havia essa proteção aos animais. Quem sabe, um dia, consigamos que aqui no Brasil também os respeitem. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tem e por isso, quero ir em breve ver tudo isso de pertinho... Vai ser um sonho realizado.

      Excluir
  3. Nós também não conhecíamos esta iniciativa da Turquia !!!!! Muito legal !!!!!!
    Um miau da Frida e da Sofia

    ResponderExcluir
  4. Oi Lili, tudo bom com vc e mamis?
    Estou vindo responder a mensagem que vc deixou no blog das manhosas, e dizer que elas estão bem sim, eu é que ando preguiçosa de postar no blog rsrsrs. Porém hoje fiz uma postagem pra atualizar um pouquinho.
    Qto à Turquia, morro de vontade de ir lá só pq dizem que as ruas são cheias de gatos. Seria um paraíso para nós, gateiras!

    Beijos meus e lambidas das manhosas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...