terça-feira, 21 de outubro de 2014

Tumor de mama em felinos: o que você pode fazer para evitar

Posted in


Informação, cuidado e prevenção sempre são as nossas melhores armas para combater qualquer enfermidade. Como estamos no mês da minha cor preferida, Outubro Rosa, hoje vim tratar um pouco sobre o tumor de mama em gatinhas, juntamente com a veterinária Dra. Marina Mori.

O tumor pode ser maligno e afeta os tecidos mamários de gatas, cadelas e humanas. Em nós felinas, o mais comum é o adenocarcinoma, hoje considerado o terceiro tumor mais frequente e em que 85-90% deles são malignos.

As gatinhas com mais dos 9-11 anos de vida, tem mais chances de adquirir este tumor, mas podem acometer também as mais novas. Para prevenir todo esse sofrimento, castre sua gatinha. Quando ela é realizada antes do primeiro cio, há uma redução em 91% de chances de ter o tumor de mama. Já a castração realizada entre o primeiro cio e o segundo, há uma redução de 86%.

"Se você não tem intenção de procriar a sua gatinha, realize a castração entre 5 e 12 meses. Caso você observe qualquer nódulo, leve ao veterinário o mais rapidamente possível. Quanto mais precoce a remoção do tumor, maior a qualidade de vida e a sobrevida da sua gatinha," diz Marina.

Ela também alerta ao uso de anticoncepcional. Ele pode aumentar em 70% as chances de surgimento de nódulos mamários. Pruzzz!! Nós também precisamos que nossos humanos apalpem nossas mamas em busca de pequenos nódulos, que muitos dizem ser “uma bolinha”. Essa é uma das melhores maneiras da prevenção. E se encontrar alguma coisa estranha, mia para sua mamis procurar o veterinário.

Só o profissional vai poder detectar a presença do tumor para encaminhar aos exames como citologia, biópsia e exames de raio-x de tórax para checar se há presença de metástase. Feio esse nome, né? Pruzzz... pois é, essa metástase é a etapa em que o tumor se espalha para outros órgãos. Agora que você  já sabe como prevenir, não hesite e fique de olho em sua gatinha, seguindo nossas recomendações, tá? Lambeijjokas queridas!!!








Dra. Marina Gabriela Mori da Cunha, é professora de clínica médica de cães e gatos, na Universidade Estadual do Ceará, Pós-doutorado em medicina regenerativa pela Katholiek Universiteit Leuven, mestrado e doutorado em cirurgia experimental pela Universidade Federal de Santa Maria.

3 comentários :

  1. Super importante essa dica! Vou começar a fazer os exames nas minhas meninas (uma boa desculpa pra apalpar a barriguinha delas rsrsr).

    ResponderExcluir
  2. Interesante post, querida Lili, y sobre un tema muy importante: gracias por la información :)

    ¡Saludetes gatunos!

    ResponderExcluir
  3. Sempre tudo muito didático e esclarecedor. Um abraço e cuidemos dos nossos amados FELINOS.
    Minha Nina agradece...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...