quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Entenda porque seu gato não está fazendo xixi ou cocô na caixinha

Posted in ,

Amados, hoje vou escrever sobre gatinhos que fazem xixi ou cocô fora da caixinha. É um tema bem comum e muitos gateiros não sabem como lidar com essa situação. Mamãe tem conversado comigo sobre alguns gatinhos que ela tem atendido e seguidores que estão passando por isso, então decidimos juntas escrever aqui no blog.

Uma das primeiras atitudes que seu dono deve fazer é parar e analisar o histórico do gatinho. É um gato novo, idoso, está sob situação de estresses, ansiedade ou até doente, chegou gatinho novo? Muitas vezes, nossos gatinhos estão avisando que algo está errado e o seu dono não percebe devido a correria do dia-a-dia. Se todas essas perguntas foram respondidas e não temos problemas até agora, então as próximas reflexões são:

Procure sempre disponibilizar as bandejas sanitárias de seus gatinhos em um lugar que ele se sinta seguro e tranquilo para fazer as necessidades. A quantidade de bandejas deve ser sempre 1 a mais da quantidade de gatos da casa. A limpeza é F-U-N-D-A-M-E-N-T-A-L para se tornar o local sempre atrativo. Nós gatos zelamos por limpeza. Se estiver suja, a probabilidade de fazermos em outro local que não seja o seu toalete é bem maior. Use materiais de limpeza de cheiros suaves.

 Utilize um granulado que seu animal goste de usar e de preferência sem cheiro. O mercado está rico de opções (argila, madeira, sabugo de milho etc) para você testar e ajustar ao bolso também.

Os gatos também podem fazer xixi fora da bandeja para demarcar território, principalmente os que não são castrados, a partir dos 8 meses de idade. O que podemos exemplificar para tal atitude é a presença de um outro macho avistado (ex: janelas, portas) por ele ou até mesmo sentindo o seu cheiro. Esse comportamento é mais comum próximo ao cio. Quando um gato quer demarcar território ele costuma fazer xixi espalhando para os lados e o mais alto que ele possa alcançar.

Mamãe reservou um banheiro somente para colocar as nossas bandejas

Outro detalhe é observar se o seu gato teve alguma experiência negativa ao usar a bandeja: caso positivo, ele pode começar a evitar o uso dela. Neste caso, é interessante fazer associações positivas próximo as bandejas e também colocar uma bandeja no banheiro do seu dono. Os gatos copiam os hábitos de seus donos e ao vê-los usando o banheiro, começam a usar naturalmente a sua também.
Continuando a correção, sugiro introduzir um Feliway difusor. Ele é um análogo sintético do ferormônio facial do gato e ajuda muito nessas correções quando são comport8 amentais. Coloque o difusor no local onde ele passa maior parte do tempo. Gato tranquilo procura fazer suas necessidades no lugar correto.

Os integrantes da casa devem ser levados em consideração, pois a presença de um adulto ou criança que esteja incomodando o gatinho enquanto fazem suas necessidades, pode estar causando o problema.

Já disse aqui no blog e repito: ração deve ficar longe dos banheiros sanitários. Os cheiros se misturam e não é nada atrativo para o miau. Mas se seu gatinho não está conseguindo fazer xixi lá porque fica tentando várias vezes e acaba até sujando a casa, é hora de levar ao tio veterinário para analisar possíveis inflamações, obstruções ou até infecções. E com isso, não se brinca, tá?

Uma dica que te dou é ter banheiro fechado. Aqui em casa adoramos fazer cocô no fechado e xixi fazemos mais nos abertos. Nós temos dois fechados e quatro abertos. A caixa, se possível deve ter um tamanho adequado para seu gato poder girar e escavar com espaço. Para as casas grandes ou de dois andares, é recomendado ter bandejas sanitárias em cada andar.


Eu utilizando a sílica
Atenção aos filhotes. Eles são bebezinhos e podem sim fazer sem querer fora da caixinha. Tenha calma, pois isso é normal e rapidinho ele aprende como usar corretamente. Quando ensinamos com amor, as respostas são mais rápidas. Se essas orientações ainda não foram o suficiente para resolver o problema, é o caso de pedir uma ajuda profissional de um especialista em comportamento felino.

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...