quarta-feira, 29 de julho de 2009

Síndrome Urológica Felina


Gata Lili espia pela janela da casinhaOii... Veio me visitar? Tudo bem com você??? Hum... Que bom... Olhe, Aqui em Fortaleza está fazendo um solzãooo!!! Está quente! Por este motivo, tenho bebido muita água gelada no meu copinho, que fica em cima da cabeceira dos meus pais. Mas vamos ao que interessa!

O tema de hoje é bastante freqüente em nossas vidas felinas, a famosa Síndrome Urológica Felina. Minhas irmãs Malu e Dhórys já tiveram e vi o sofrimento das pobres coitadas.
Minha mamis logo notou a dificuldade das bichinhas de urinar e as levou ao vet. Fizeram tratamento bem direitinho com antibiótico e ficaram boas. Mas para quem nunca passou por este probleminha chato vou explicar o que é essa síndrome e dizer algumas dicas de como identificar os sintomas.
Fique por dentro!! São cristais na urina. Às vezes, podem causar obstrução no trato urinário inferior. Observe se o seu gato sente dor ou se esforça ao fazer xixi. Nos casos mais graves, o bichano não conseguirá fazer nada. O xixi pode vir junto de traços, pingos de sangue, como aconteceu com a minha irmã Dhórys.

Retirei estas dicas do site da Nutriara:
• Mantenha a caixinha de areia sempre limpa e com livre acesso.

• Assegure-se de que o seu gato esteja bebendo bastante água. Troque a água da tigela várias vezes ao dia para que ela pareça mais atraente. Ofereça-lhe água da maneira como ele preferir. Alguns gatos gostam de água corrente.
• A mudança do tipo de ração pode ser estressante para alguns gatos, aumentando o risco de desenvolver problemas urinários. Para diminuir esse estresse, introduza a nova dieta durante um período de uma a duas semanas, misturando o novo alimento ao antigo.
• Procure evitar qualquer mudança na rotina do gato.
• A qualquer sintoma, procure imediatamente o seu veterinário.
É isso galerinha, mamis bem informada, perigo.

14 comentários :

  1. Isso mesmo Lilli, tem que ajudar as mamis a entender os problemas dos seus filhotes.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei ! Mamãe queria comprar uma fonte para gatos para mim, mas é muito caro, não temos condições para tanto u.u
    Mas a gente se vvira =)
    Lambeijocas ;*

    ResponderExcluir
  3. Olá Gata Lili, tem selinho para vc, passa no nosso blog. bj

    ResponderExcluir
  4. espalhei 3 potes grandes de água e a galera bebe bastante, ainda bem! :)

    ResponderExcluir
  5. que inveja do sol..aqui no RS tá frio de doer...congelante...
    adorei a dica e as informações...bjus

    ResponderExcluir
  6. Boas dicas, obrigado! E está de novo visual também! não tinha visto ainda.... Miau!

    ResponderExcluir
  7. Que linda foto!! Invejamos esse solzão!!! rsrsrs

    Beijusss

    ResponderExcluir
  8. Oi Lili...

    Muito Boa essa dica..
    Eu não sabia...mas Dalila bebe mais agua depois do presentinho que sua mamis deu a ela.
    Acho que é a sensação de agua corrente que aquele nogocin proporciona!

    Beijos lindona!"

    ResponderExcluir
  9. Oi Lili: Aqui em Rio Grande está gelaaado! A Mimosa foi a única da nossa família que já teve problema urinário; felizmente não chegou a urinar sangue, mas fazia xixi toda hora e em vários locais, apesar de sempre haver sido super caprichosa e usar direitinho o banheirinho antes de ficar dodói. Com antibiótico e outros cuidados ficou ótima! Acho muito importante os alertas e dicas que colocas no teu blog. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Valeu pelas dicas.

    A foto tá linda!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. eu tive esse problema com meu BB,sorte que meu BB faz tudo na caixinha que é dentro de do nosso apê ,minha irmã teve tbm tem gatos só que os dela fazem as necessidades no patio e ela demorou pra perceber a dificuldade do bixano,até que um dia ele desmaiou de Dor!!ficou uma semana na clinica quase morreu.Gente fiquei atentos a qualquer sinal,as vezes a gente acha q é dengo que eles estão fazendo mas não é.pode ser algo muito sério e doloroso!bjks a todos .

    ResponderExcluir
  12. Meu gato teve, foi tratado e está ótimo, mas quando ele estava dodói, eu li na internet que esta doença matava. Mesmo o meu gatinho estando em tratamento indicado pelo veterinário, eu fiquei desesperada e chorava cada vez que o via. Foi a maior felicidade quando vi que ele tinha voltado a fazer xixi e a comer sozinho.

    ResponderExcluir
  13. Gata Lili,suas dicas são show!Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...