quarta-feira, 23 de março de 2011

Você conhece a SAVA? Sabe o que é?



Em São Paulo, a ong SAVA (Solidariedade a Vida Animal) resgata especialmente animais deficientes, que recebem tratamento veterinário, castração, vacinação, vermifugação e outros cuidados necessários.

Com a ajuda dos padrinhos e pessoas solidárias, a ong faz a diferença na vida de muitos animais, mesmo não tendo abrigo. 

Eu bati um papo com a presidente da SAVA, Arlete Martinez. Ela vai contar para você como é tão importante e bonito esse trabalho.


Gata Lili- Por que adotar um gatinho ou cachorrinho deficiente?
Adotar um animal especial e dar a ele uma vida digna é perfeitamente possível. Além disso, muitos destes animais hoje ajudam clinicas de reabilitação tanto para idosos, como crianças e os resultados positivos têm sido impressionantes.

Um cão com 3 patas pode correr tanto quanto um cão de 4 patas.  Um cão cego não precisa de guia para se locomover ele se adapta perfeitamente ao ambiente dele. Não existe diferença, eles não têm esta percepção, nós humanos os vemos diferentes. Além disso, o animal deficiente infelizmente tem menos chances do que os normais, ainda por este medo e preconceito.


 Gata Lili- Como tudo começou?

Eu sempre tive muita pena de animais abandonados, quando via um com fome vagando pelas ruas sempre comprava alguma coisa para lhe dar, não podia levar para casa, pois morava com meus pais, quando me casei comecei então a resgatar cuidar e doar.
Gata Lili- Qual é a estória do primeiro animal resgatado da ong? Como ele se encontra hoje?
O primeiro animal com deficiência foi o Pituxo, símbolo da SAVA,  há dez anos atrás o encontrei em um terreno junto com sua irmãzinha, alem de não ter uma patinha estava com ferimento na cabecinha, cuidei dele e divulguei para adoção,  com a graça de Deus um casal maravilhoso o adotou, Fowler e Tereza  hoje são do projeto focinhos gelados. O Pituxo esta grande lindo e saudável continuo tento contato com eles.
Gata Lili- Nestes nove anos de luta e resgate de animais em situações especiais, o que mais lhes chamaram atenção ou indignaram?
O que mais me deixa  indignada é a irresponsabilidade do ser humano em abandonar seus animais sem dó e piedade, é ver que quanto mais o animal esta judiado mais ele é rejeitado pelas pessoas, todas fogem com nojo.
Um exemplo disto ocorreu esta semana, fui avisada que um animal estava apodrecendo na rua, sai imediatamente para resgatalo, quando cheguei procurei e não o encontrei , infelizmente cheguei tarde , a prefeitura tinha sido chamada antes, o vendedor de passes me informou que ele tinha entrado na padaria e todas as pessoas saíram para fora com nojo dele.
Isto me revolta muito.

Gata Lili- Vocês resgatam também animais sem deficiência?
Sim a maioria de nossos animais resgatados é sem deficiência.
Gata Lili-  Em relação aos gatos e cães, quais os casos mais comuns de deficiência?  
Infelizmente encontra se de tudo os mais comuns são sem patinhas e cegos.

Gata Lili-
  Os animais especiais tem uma capacidade impressionante de recuperação e adaptação. O que vocês recomendam as pessoas que os adotam?
Basicamente as recomendações são as mesmas que as feitas para os animais normais, lógico considerando-se os cuidados específicos de cada um. Importante é ter respeito pela personalidade do animal, ter disposição para compreender as diversas formas que ele tenta se comunicar, e, principalmente, acreditar na capacidade e esforço do animal para superar os seus limites. Como qualquer animal, o deficiente gosta de brincar, se socializar, fazer passeios, receber carinho. Um grande companheiro, como os outros.  O amor que lhe proporcionara será igual ou maior que um animal normal.
Gata Lili-  Muitas pessoas não podem adotar, mas podem ajudar. E de que formas elas podem ajudar? Do que vocês precisam?
Elas podem ajudar com ração, vacinas vermífugos, medicamentos jornais, guias, coleiras,  transporte para as feiras   veterinários, esta é a nossa maior dificuldade pagamos taxi dog para buscar em hotéis, podem contribuir também mensalmente com alguma quantia  
Gata Lili-  O twitter tem sido uma boa ferramenta para divulgar e encontrar novos donos para estes animais? 
O twitter tem sim nos ajudado, mas doar um animal deficiente não é tarefa fácil. 

Saiba Mais:
Eles promovem feiras de adoção uma vez ao mês para os animais sem deficiência. Os demais, com alguma limitação é feita feira a cada dois meses, ambos na Av. Pres. Tancredo Neves, 580 Ipiranga (SP). São mais de 200 animais mantidos em lares provisórios, clínicas e hotéis.]

Veja como ajudar:

Banco Bradesco

Ag. 272 - C/C 151879-8

ASSOC DE SOLIDARIEDADE A VIDA ANIMAL

CNPJ 07.419.196/0001-00

17 comentários :

  1. Que linda iniciativa!

    Sempre fico comovida com estas histórias de animais deficientes, porque eu tenho uma gatinha que só tem um olhinho!

    Adorei a matéria!

    Bjs

    Laura

    www.gatosnabiblioteca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que gran labor hace SAVA. Yo tuve un perrito inválido, le faltaba una patita y jugaba y corría como cualquier otro perrito, fué una experiencia maravillosa tenerlo con nosotros. Ojalá que la gente se anime a adoptar animales discapacitados, pueden hacer una vida normal y te darán un montón de amor.

    ResponderExcluir
  3. um trabalho abençoado...
    Graças a Deus, temos esses anjos na terra pra salvar nossos amiguinhos.
    Deus os abençõem.


    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Um trabalho para tirar o chapéu!Gostei muito de sua entrevista,Lili e já compartilhei!Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Realmente, as pessoas fazem isso quanto mais ajuda eles precisam...
    se afastam com nojo! Nojo tenho desse tipo de pessoa!É revoltante,sei que é dificil mas é um trabalho lindo...sem contar na satisfação de ter um animalzinho que realmente precisa de você...é pode ter certezaque eles entendem o amor que recebem e nos dão em dobro!!
    bjs da sofia

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso esse trabalho! Há tanta falta deles,não?
    Muito boa a postagem !beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. É meu povo, tem muitos deles vivendo ai nas ruas precisando de um auxílio por serem limitados. Ongs assim eu tiro o chapéu.

    ResponderExcluir
  8. Que lindo trabalho, miaumiguinha Lili
    "Meu Mãe" até se emocionou...
    Parabéns para você e o "seu mãe"
    Tenham uma bela tarde e fiquem com Deus
    Muitos ronrons do miaumigo
    Xixo

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Gata Lili, pela a sua visita, e parabéns pelo o excelente trabalho que desempenho dos animais abandonados.

    José.

    ResponderExcluir
  10. Essa ong é maravilhosa e faz um trabalho incrível! Mas lembrando que ñ é apenas uma ong que pode ajudar... cada um de nós pode fazer sua parte, adotando, conscientizando, resgatando e doando animais, castrando os seus, ... mãos na massa pessoal!

    ResponderExcluir
  11. Que lindo! Pena que não moro em SP para conhecê-los pessoalmente. Amei o trabalho. beijos e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  12. Queremos ajudar!!!!!!! nos sentimos isoladas aqui no paraná,não conhecemos nenhum grupo por aqui.Mas estamos metendo a mão na massa, e não adianta ameaçarem a mamunha, ela até fez curso de defesa pessoal para encarar esses mal-feitores!!!
    Queremos ajudar eles Lili...
    Bitokas e turrinhas da sofia

    ResponderExcluir
  13. Ótimo post, as pessoas precisam saber que existem anjos na terra, porem esses anjos tambem precisam de ajuda. Lindo trabalho da SAVA. Abraços Gloria

    ResponderExcluir
  14. Pues no sabía qué era SAVA pero me alegra estar al día de este tipo de cosas aunque me queden lejos!

    ResponderExcluir
  15. Excelente indicação, Lili ! Todos os animais merecem respeito, espero que as pessoas vejam esses animais deficientes com mais carinho, porque eles merecem amor como todos !
    Lambidas da Rutha

    ResponderExcluir
  16. Olá, querida miaumiguinha Lili, viemos agradecer o carinho de suas palavras deixadas em seu comentário.
    Quanta tristeza essas histórias de abandono contém, não é mesmo? Graças ao bom Pai algumas pessoas ainda possuem um coração aberto para cuidar dos pequeninos.
    Não conhecíamos esse projeto, tomara que ainda ajudem a muitos que cruzarem o seu caminho, aliviando um pouco o seu sofrimento!
    Beijinhos, e muuuuuitas bitocas nos queridos todos, Toca dos Gatos.

    ResponderExcluir
  17. Nossa! Parabéns à SAVA!!!!!
    Parabéns pelo post e pela entrevista Lilli!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...