Entrevista com Dr. Reginaldo Pereira, sobre velhice felina
Posted in entrevistadoraEle tem especialização em clínica e cirurgia de pequenos animais e aperfeiçoamento em Medicina Felina.
Gata Lili - A partir de quantos anos já se evidenciam os primeiros sinais da velhice nos gatos?
Dr. Reginaldo - A velhice é muito relativa. Assim como nos seres-humanos, vai depender do histórico e estilo de vida do gato, alimentação, doenças pré-existentes, programas de saúde,etc. Entretanto podemos considerar 10 anos como a idade inicial da senilidade.
Gata Lili - Quais os cuidados e exames necessários para fazer um acompanhamento dessa nova fase?
Dr. Reginaldo - A partir dos 10 anos de idade é recomendado o chamado "Perfil Geriátrico", que são exames laboratoriais que consistem em hemograma completo, dosagens bioquímicas sanguíneas, exame de urina com análise da relação proteína/creatina, dosagens hormonais, principalmente os hormônios tireóideos e em alguns casos a aferição da pressão arterial.
Pelo menos uma vez por ano, deve-se fazer essa "bateria de exames." Além disso, um exame clínico geral a cada 6 meses. É muito importante também os proprietários observarem o comportamento, a ingestão de água e comida,assim como a quantidade e/ou frequência da micção e defecação de seu gatinho, levando-o ao veterinário prontamente, em caso de alterações.
Gata Lili - Falando em doenças. Quais as mais comuns na senilidade?
Dr. Reginaldo - As doenças mais comuns são as renais, doenças da cavidade oral (periodontites), as hepáticas, hormonais (hipertireoidismo), articulares (poliartrites) e neoplásicas (câncer).
Gata Lili - A alimentação equilibrada é importante em qualquer idade do gato. E na velhice, é recomendável mudar para alguma ração especial?
Dr. Reginaldo - Sim. Existem rações que comprovadamente aumentam a expectativa de vida do felino, principalmente por prevenirem os principais problemas senis, como a insuficiência renal crônica e as artrites. As rações para gatos nesta idade devem conter proteínas nobres, de fácil digestão e um bom conteúdo de fibras, para a otimização do funcionamento intestinal. Agora, vale lembrar, que toda troca de ração deve ser gradativa, misturando a nova com a atual, até a adaptação.
Gata Lili - Os felinos velhinhos dormem mais e estão mais sensíveis ao estresse?
Dr. Reginaldo - Sim, os nossos velhinhos preferem dormir bastante, mas isso não impede que ainda continuem com suas peripécias. Isto é um processo normal, devido a queda do metabolismo do organismo. Nós sabemos que, na medicina felina, o stress é um fator desencadeante de muitas doenças e problemas no gato. Costumo dizer que o felino ainda paga muito caro pela domesticação. Então, estes pacientes mais idosos sentem muito mais eventos estressantes, como mudanças ambientais até mesmos sutis para nós. Portanto, todo cuidado é pouco.
Gata Lili - Quais os fatores que contribuem para uma vida longa?
Dr. Reginaldo - Os principais fatores já foram citados: ração de boa qualidade, muita água potável, controles parasitários, vacinação em dia, a prevenção e detecção precoce de doenças, através de exames clínicos e laboratoriais de rotina, além de muito carinho! Um abração!
Reginaldo atende em Fortaleza, na clínica “Amigo Meu Pet Center” (85 3272-3124).
Lili,
ResponderExcluirMuito Boa entrevista.
Se vc puder na proxima, faça sobre gripes, já que o sucesso do momento é esse.
Veja os sintomas...
Beijos no coração!
Adorei a reportagem Lilli, vc está se saindo uma grande reporter...rsrsrsrsr.
ResponderExcluirO Tigre já tá velinho e realmente ele dorme muito... tem muito soninho. Alguns anos atrás ele teve problema nos dentinhos, e teve até que arrancar alguns, agora ele está bem, apesar de meio banguela...rs.
Outra reportagem muito interessante e instrutiva Lili; parabéns! Beijos
ResponderExcluirPoxa, Lili! Vc só põe médicos gatos aqui, hein???
ResponderExcluirBeijocas!
Lili, adoro quando você trás estas entrevistas, elas esclarecem muitas coisas pra gente ^^
ResponderExcluirLambeijocas ;*
Muito boas as dicas para quem tem gatos "na terceira idade", como eu.
ResponderExcluirA gente tem o veterinário dos nossos bigodes mas uma segunda opinião é sempre bem-vinda.
bjs
oiii linda
ResponderExcluiradorei a entrevista... passa no Com sal... tem selinhos
Bjks
Oi, Lili
ResponderExcluirVocê é uma gatinha muito bacana trazendo informações para todos!
parabéns!
Beijos,
Stela
Vá conhecer o meu blogue....
ResponderExcluirRonrons d Eros
Amigateiras,
ResponderExcluirFico feliz por gostarem das informações que venho trazendo para este blog, para vocês, em especial. Me diga o que vocês querem ver aqui para poder deixar esse blog mais a cara de vocês.
Minha tia Cintia, vou fazer um post sobre a gripe felina sim!! Aguarde! Beijos na buchecha de cada uma e um cheiro nos bigodes queridos que sempre estão por aqui abrilhantando este espaço.
Excelente a entrevista Lili, adorei as dicas do Dr. Reginaldo!
ResponderExcluirÉ muito bom encontrar estas informações em seu Blog.
Quando tiver uma oportunidade peça à sua mamis perguntar como se identifica a idade de um gatinho quando não se sabe ao certo.
Beijokas!
ADOREI a entrevista!!! DE VERDADE! :^D
ResponderExcluirParabéns!
Laurence Esgalha
www.desenhosesgalha.blogspot.com
www.tudogato.com
Cibele,
ResponderExcluirEla vai fazer isso sim! Aguarde!
Lauesg,
Que bom!