quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Gatos e outros animais nas olimpíadas do Rio de Janeiro


É uma pena que, na véspera de grandes eventos como as Olimpíadas, o poder público costume fazer uma "limpeza" no entorno dos equipamentos esportivos, retirando animais das ruas para confiná-los em abrigos lotados, onde o destino que os espera é tenebroso.

Este parece ser o caso do Rio de Janeiro. É uma cidade que, para ser conhecida como "maravilhosa" e dizer que "continua linda", tem feito ações questionáveis. Infelizmente...

Veja o que nos diz a denúncia publicada no site da Anda, no belo texto de Aparecida Negreiros:
(...) no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), no ano passado, em uma campanha mal planejada do município, os gatos foram retirados e levados para um abrigo municipal. Como previsto, animais saudáveis morreram durante o processo de confinamento enquanto novos gatos se apoderaram do CASS, em um ciclo que pode ser interminável por falta apropriada de planejamento.
Triste, né? Você sabia que, além de ser moralmente condenável, a decisão de retirar e confinar os cães e gatos em abrigos não resolve o problema da superpopulação de animais abandonados nas ruas? É que acontece o efeito vácuo, e em pouco tempo o espaço vazio é tomado por outros bichos e a proliferação continua.

O ideal é usar o método CCD (Capturar, Castrar e Devolver), que tem gerado excelentes resultados em várias cidades, inclusive do Brasil. Também são necessárias campanhas de conscientização sobre posse responsável e bem-estar animal e ainda feiras de adoção. É muito mais certo e eficiente!

Por que o poder público não percebe o sucesso de médotos como esse e para de tomar ações arcaicas?

Por conta disso, vai haver manifestação nesta quarta-feira, 21 de outubro de 2015, no Centro Administrativo da Prefeitura do Rio. Participem!

2 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...