quarta-feira, 6 de abril de 2011

Novela Insensato Coração e o preconceito contra animais


Ao invés de se retratar por ter reforçado o preconceito contra gatos (em cena sobre gravidez e toxoplasmose) a novela Insensato Coração achou pouco e ainda atacou os cães.

Ontem, a personagem Carol, interpretada por Camila Pitanga, soltou essa pérola:

"Esperança é que nem cachorro, a gente pega pequeno, alimenta e depois ele destrói a casa toda".

Depois dessa, eu é que não tenho mais esperança de haver uma retratação por parte da Rede Globo. Quem está destruindo a casa de quem? Hein?

Lembrei-me imediatamente das pessoas que adotam animais como se fossem brinquedos e os abandonam logo que perdem as qualidades de filhote...

Mas voltando ao assunto dos gatos. A Sheila Moura disponibilizou um modelo de carta-protesto para ser enviado para a Rede Globo.

E a Hanny Meire me indicou esta linda e sugestiva foto, disponível no Flicker. A foto está intitulada “Nina no planeta barriga”. Que poético, não? Adorei!

P.S: O post de ontem foi bastante lido, comentado e compartilhado. O blog teve mais de 1.500 acessos. Muito obrigada a todos os que deixaram comentários e divulgaram o post. Infelizmente, não tive tempo de responder a todos. A mobilização via mídias sociais foi enomre. Uma prova que nós, protetores dos animais, estamos unidos pela causa.

25 comentários :

  1. Pois é.
    Deixa eu contar uma coisa aqui.
    Eu tenho toxoplasmose já há algum tempo. Qdo soube que estava c/ a doença, fiquei desesperada pq não ia me desfazer das minhas gatas e cãs de jeito nenhum.
    Então, levei a molecada toda no veterinário, fizeram exame de sangue e nenhum deles tem o vírus.
    O meu médico estava me explicando que nao se pega toxo de ficar c/ um gato no colo, abraçar, beijar... Se pega toxo através da alimentação (frutas, legumes e verduras mal lavadas, carnes mal passadas).
    Agora faço uma bateria de exames a cada 3 meses pra monitorar a doença, pra não ter perigo de pegar no fundo dos olhos, mas levo uma vida normal, não sinto nada de dor...tudo como era antes, s/ problema algum.
    Tem muito mito, muito preconceito em cima dos gatos.
    E qdo vejo uma cena como a da novela...fico numa revolta só.
    Super beijo pra vocês e um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. Oh, Lili, eu e minha mamis assistimos ontem só pra ver se haveria retratação, e nos surpreendemos com mais essa afirmação absurda reforçando a falta de tolerância com os cachorros sapecas. Mas não vamos desistir, vamos continuar divulgando e pedindo ajuda na rede, para que a Globo tome alguma atitude a respeito disso. Lambeijocas.

    ResponderExcluir
  3. É incrível em quantos uns tentam conscientizar e lutar pelo bem estar desses peludinhos uma emissora tão importante tem uma atitude ridícula dessas é lamentável deveriam se invergonhar disso,mas enfim estamos em um mundo onde o certo virou errado e o errado está certo.
    O que nos resta é protestar e contestar sempre e jamais aceitar coisas deste tipo.
    Beijos e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia!!!

    Infelizmente a ignorância humana não tem limites!!!
    Não assisto Tv já faz um bom tempo...me poupo de tanto mal gosto e programas sem nenhum teor educativo e proveitoso.
    Tenho cachorros e gatos desde que me conheço por gente e vivo ouvindo os ignorantes dizendo;não dorme com gato que vai ficar doente,não deixa o cachorro dentro de casa que trás doenças...nunca...mas nunca tive nenhum tipo de problemas relacionados aos animais,muito pelo contrário apenas beneficios,como o AMOR E CARINHO que recebo deles,da fidelidade e companhia...muito diferente do ser humano!!!
    Fica aqui a sugestão:Boicote a Globo...não vai fazer muita diferença ,mas estou fazendo a minha parte.
    Boa sorte em todas as campanhas de proteção a esses seres tão maravilhosos!!!Pode contar comigo!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Me ha encantado la foto!! es super bonita! varias blogeras con gaos de españa están embarazadas y también están dando mucha información sobre la toxoplasmosis! es muy importante que la gente entienda que se puede estar embarazada y tener gato!

    ResponderExcluir
  6. Se tivessem feito uma pesquisa no próprio site do Globo.
    http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL725294-5598,00-SAIBA+COMO+PREPARAR+O+CAO+PARA+A+CHEGADA+DO+BEBE.html

    Ai se eu fosse acreditar em tudo que me diziam qdo estava gravida....

    ResponderExcluir
  7. A cada dia tenho mais medo de viver neste mundo como está atualmente, hj estava assistindo tv (jornal, pois é só isso q assisto na tv) e vi a reportagem de um filhote de cachorro em Jaguariúna SP que foi queimado com óleo... Eu e meu marido quase choramos quando vimos o estado do bichinho, imagina no dia do acontecimento então, como ele ficou....
    http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/filhote-de-cachorro-e-queimado-com-oleo-no-interior-de-sao-paulo-20110405.html

    ResponderExcluir
  8. Pois éh Rê, é fogo viu! Um absurdo, eu vi essa cena! Que ridículo! Vou tentar divulgar tb!bjs

    ResponderExcluir
  9. Isso não é uma novela, é um show de horrores!!!
    Quem é o autor dessa barbárie?!!!
    Devería ser expulso do hall de autores!!!
    Bela "m" essa rede grobo!!!
    Já vou ver a carta e detonar!!
    Gatinha Lili, se não fosse tu eu jamais saberia disso, pois não assisto nem acompanho nada nesse canalzinho chulo!
    Beijos queridas, muita força na sua caminhada!
    Carinhos, Toca dos Gatos.

    ResponderExcluir
  10. Lili querida, a REDE GLOBO é mesmo uma grande PORCARIA. Não é a primeira vez que essa emissora que anda perdendo seu ibope mostra os seu PRECONCEITO contra os animais. O então apresentador do "importante" e educativo BBB uma vez disse que era para os bbbs não pegarem um gatinho que porventura apareceu por lá, pois não sabiam o que ele tinha. Olha o grande absurdo. PRECONCEITUOSA EMISSORA. É por isso que anda decaindo a cada dia e está apelando para ter audiência com programas mais que inúteise vergonhosos.

    Néia

    ResponderExcluir
  11. Ontem eu mandei um e-mail para a Globo sobre gatos/toxoplasmose e felinos!Eles responderam que respeitavam a minha opnião e que iriam encaminhar para o diretor!Mas dúvido que vão fazer alguma coisa!

    ResponderExcluir
  12. Lili, não costumo assistir novelas, principalmente da Globo. Não é de agora que prestam serviço de desinformação ao público. Espero que, pelo menos, se retratem de alguma forma. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Bom eu não assisto , mais a idéia da Cristina é boa , boicote , eu fix post sobre isso e acho que seria legal a gente divulgar mais .... seria legal falarmos com veterinários e ginecologistas , já havia falado com as minas e as duas me explicaram tudo o que é preciso mesmo é ter higiene . Eu vou divulgar onde tenho conta na rede social , e tentar pedir mais informações pra med. e vet. pra ajudar


    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Pois é!
    é a novela, é a ana maria braga e outras demonstrações de preconceito contra os animais... nossa mídia é podre!

    ResponderExcluir
  15. É isso aí. Assim como a Sandra, são as informações que sei sobre toxoplasmose: é mais fácil e muuuito mais provável pegar toxoplasmose através de verduras, principlamente.
    Só se vc pegar e comer o cocozinho do gato e mesmo assim se o gato tiver infectado. Quanta burrice, desinformação, ignorância... é irritante mesmo!
    Beijos a todos

    ResponderExcluir
  16. Olá, Lili!!!
    Fiquei sabendo da polêmica pelo seu twitter e, além de RT, reuni este aos demais motivos para não perder meu tempo com novelas. Nada contra quem curte, mas se eu já não via graça antes, muito menos agora que ficam disseminando preconceito contra animais. Abaixo a Globo!!! Retratação já!!! Os animais valem muito mais do que muita gente preconceituosa e falsa que a gente encontra por aí.
    Desculpe o desabafo.

    Bjos e miaus,
    Dani, Damasco e Misha (meus amores, este sim, verdadeiros)

    ResponderExcluir
  17. Pois é! É filhote que destrói a casa toda né, depois de grande eles ficam mais calminhos!!

    ResponderExcluir
  18. Oláááá....Lili...estou fazendo uma tirinha falando a respeito se vc permitir e quiser queria seu apoio para que está tirinha chegue a varios Blogs dos protetores animais...assim que estiver pronta colcarei no meu blog e voltarei aqui pra convidar vc para ver...bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi gata LILI, pois é , a minha filha teve toxoplasmose e a primeira pergunta que o médico fez foi:- vc tem gato? aí eu vi que pega sim , mas a minha filha dormia com o gato todos os dias, então não deixei mais, mas continuo tendo gatos , tenho 12 e amo de paixão e nunca mais a minha filha teve toxoplasmose e eu nunca tive, mas todas as vezes que eu faço exame de sangue eu peço para o meu médico incluir o exame de toxoplasmose. também detestei aquela cena, achei um absurdo, qdo eu estava grávida da minha filha eu tinha uma gatinha tb, dizem que a toxoplasmose está nas fezes do gato e pombos tb.

    ResponderExcluir
  20. Affe... Eu nem assisto essa novela, mas acho muito errado uma mídia do tamanho da Rede Globo não se preocupar com a veracidade das informações que passam na novela. Para nós, amantes dos gatos: http://bit.ly/fIpeOf

    Beijão pra todo mundo.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Além de fazer um post sobre essa tremenda falta de responsabilidade da Globo, tambem mandei um email para a Central de novelas. Não dá é para ficar quieto.Abraços

    ResponderExcluir
  23. É isso aí! Ja faz tempo que eu boicotei a rede globo da minha tv! Nem sei se o Cid Moreira, ou Sérgio Chapelin ainda estão vivos, de tanto tempo que não assisto essa droga.

    ResponderExcluir
  24. Lili vai com urgencia ao meu blog tens lá uma coisa para resolveres
    Bom fim de semana?????
    Turinhas da amiga
    Kika

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...