terça-feira, 28 de outubro de 2014

Animais têm sentimento

Posted in
Tem gente que acha que nós, animais, não temos sentimento. Eles devem pensar que somos iguais aos robôs. Eu já disse aqui, e repito agora: os animais têm consciência, os animais têm espírito, os animais têm sentimentos!

Pergunte ao urso Arturo, triste pela morte da companheira Pelusa, no zoológico de Mendoza na Argentina. Pergunte ao macaco bonobo Brian, que tomou antidepressivos para se recuperar dos abusos sexuais cometidos pelo próprio pai. Pergunte às tarântulas do zoológico de Brasília, que perderam pêlos por causa do estresse. Pruzzz!

Pergunte também à Laurel Braitman. Ela é autora do livro Animal Madness (Loucura Animal, em português), recentemente lançado nos EUA. Segunda a Revista Galileu, a obra está repleta de "histórias de cachorros neuróticos, gorilas com ataques de pânico, tigres estressados e papagaios capazes de arrancar todas as penas do seu corpo".

Uma destas histórias aconteceu com o próprio cachorro da autora. Oliver era um bernese montanhês que se jogou da janela do quarto andar, porque não suportava ficar sozinho quando sua humana estava fora de casa.

É, amigos. Nós animais temos sentimento, sim! A mamãe sabe disso. Ela me entende perfeitamente e eu sou muito grata por isso! Veja agora o vídeo (em inglês) e entenda melhor esses exemplos.


1 comentários :

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Vida de gatos danados e felizes....


É mais ou menos assim....

Há mais de uma hora que eu e mamis estamos tentando escrever um post bem legal sobre outra febre felina para vocês, mas Cadu e Fluflu não deixaram literalmente.

Sente só... o computador travou com as pisadas deles nas teclas, o tempo voou e cá estou eu mostrando outra coisa totalmente fora do meu agendamento cat. Porque enquanto mamis e eu tirava um e colocava lá na sala, o outro pisava nas teclas ou pulava. Se você é gato, pode miar muiito dessa!

Pruzzzz!!! (Patinhas digitando) ...

Vida de gata blogueira é assim, nem tudo sai como esperado. O que me restou? U.ú! Mostrar para você a brincadeira dos dois de esconde-esconde atrás do computador... 

Ais meus sais felinos! É um fuxico tão grande que eu perdi até minhas ideias e concentrações.

Eu só posso merecer irmãos tão danadinhos! Hoje eles tiraram o dia para malinar feio!






2 comentários :

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Tumor de mama em felinos: o que você pode fazer para evitar

Posted in


Informação, cuidado e prevenção sempre são as nossas melhores armas para combater qualquer enfermidade. Como estamos no mês da minha cor preferida, Outubro Rosa, hoje vim tratar um pouco sobre o tumor de mama em gatinhas, juntamente com a veterinária Dra. Marina Mori.

O tumor pode ser maligno e afeta os tecidos mamários de gatas, cadelas e humanas. Em nós felinas, o mais comum é o adenocarcinoma, hoje considerado o terceiro tumor mais frequente e em que 85-90% deles são malignos.

As gatinhas com mais dos 9-11 anos de vida, tem mais chances de adquirir este tumor, mas podem acometer também as mais novas. Para prevenir todo esse sofrimento, castre sua gatinha. Quando ela é realizada antes do primeiro cio, há uma redução em 91% de chances de ter o tumor de mama. Já a castração realizada entre o primeiro cio e o segundo, há uma redução de 86%.

"Se você não tem intenção de procriar a sua gatinha, realize a castração entre 5 e 12 meses. Caso você observe qualquer nódulo, leve ao veterinário o mais rapidamente possível. Quanto mais precoce a remoção do tumor, maior a qualidade de vida e a sobrevida da sua gatinha," diz Marina.

Ela também alerta ao uso de anticoncepcional. Ele pode aumentar em 70% as chances de surgimento de nódulos mamários. Pruzzz!! Nós também precisamos que nossos humanos apalpem nossas mamas em busca de pequenos nódulos, que muitos dizem ser “uma bolinha”. Essa é uma das melhores maneiras da prevenção. E se encontrar alguma coisa estranha, mia para sua mamis procurar o veterinário.

Só o profissional vai poder detectar a presença do tumor para encaminhar aos exames como citologia, biópsia e exames de raio-x de tórax para checar se há presença de metástase. Feio esse nome, né? Pruzzz... pois é, essa metástase é a etapa em que o tumor se espalha para outros órgãos. Agora que você  já sabe como prevenir, não hesite e fique de olho em sua gatinha, seguindo nossas recomendações, tá? Lambeijjokas queridas!!!








Dra. Marina Gabriela Mori da Cunha, é professora de clínica médica de cães e gatos, na Universidade Estadual do Ceará, Pós-doutorado em medicina regenerativa pela Katholiek Universiteit Leuven, mestrado e doutorado em cirurgia experimental pela Universidade Federal de Santa Maria.

3 comentários :

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Sangue de cão salva gatinho nos EUA

Posted in

O nome deste lindo gatinho amarelo e branco é Buttercup. Ele mora em Key West, no estado da Flórida (EUA). Talvez ele esteja com esta carinha de assustado porque passou por uma xenotransfusão, que durou cerca de 4 horas. Eita que nome feio, né? Mas saiba que foi isso que salvou a vida do bichano!

Pra quem não sabe, xenotransfusão é a transfusão de sangue de um animal para outro de uma espécie diferente. No caso de Buttercup, foi usado sangue de cachorro. Ele passou mal e seu tutor e veterinário Sean Perry decidiu pelo procedimento porque o "sangue de gato é um pouco mais difícil de encontrar e não tão disponível como o de cães".

Você sabia que os gatos são os únicos animais que aceitam sangue de cães? Pois é! Diz que, só nos EUA, 62 gatinhos já foram salvos pela xenotransfusão.

Mas o ideal mesmo é que não faltem sangue felino nos bancos de sangue animal. Aqui na minha cidade, Fortaleza, o Laforvet tem um banco desses desde 2011. Não é o máximo? E você? Seu gatinho já precisou doar ou receber sangue? Na sua cidade, tem um banco de sangue para cães e gatos? Conta pra mim!


1 comentários :

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Acordar com gatos: A manhã de todos os dias...

Posted in
Mansinha e Cadu já acordam cheios de energias...
Quem tem gato sabe que a rotina começa logo é antes do sol raiar. Acontece que nós gatos temos horários diferentes dos humanos. A maioria acorda ainda quando está escurinho para brincar, correr atrás de bolinhas, pular entre móveis, enfim.... Já outros dormem mais...

A manhã é uma loucura. É banheiro para limpar, areias para repor, colocar ração, dar medicamento em alguns casos e depois limpar novamente o banheiro. Hihi... Meus pais limpam assim que acordam e depois, apelidado por "segunda leva" pelo papi. Eu só escuto meu papai dizer “Oh gatos para fazerem cocôs”... hihi... Aí eu mio pra ele e digo “Papai aqui são seis bundinhas”.. hihi!!! 

Nosso banheiro atual...
Hoje, por exemplo, mamãe foi acordada por Fluflu, a delicada da família.  Ela fez assim - chegou pertinho da mamãe, miou baixinho, deu umas mordidinhas leves nela para dizer que a ração acabou e que precisava repor porque ela estava com fome. E lá longe estava eu só observando a arrumação.

Daí mamãe disse “Flu vou já”, Flu não acreditou muito em mamis porque ela estava morrendo de sono e foi então para o lado do ouvido do meu pai e começou a miar baixinho... tão fina essa minha irmã. Kkkk...:) Quando mamis viu, a pegou nos braços e a levou para comer. Depois disso, ninguém mais viu sinal de Flu. Ora, encheu a pança, foi dormir!

Às vezes, mamãe deita na rede conosco para sonecar....

Estava tirando uma soneca com mamis quando meu pai chegou.Tomei um susto!
Tem que balançar Mansinha todo dia... Cara de quem acabou de acordar hihi!!
E depois que mamis levanta, não a deixamos mais voltar para cama. Aí começa tudo isso aí que eu disse... Aqui somos seis gatos, mas seja o trabalho que for, meus pais fazem com muito gosto. É muito amor envolvido. Isso diz tudo!

E na sua casa, é assim também?

10 comentários :

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O que a cama box tem de bom?

Posted in
Essa eu vou ter que dizer.. me perdoem as mamães, mas a gente adora uma folia com sofá, colchão..hihi! E a moda agora é rasgar o forro e fazer uma cabaninha! Porque cama box é tudo de bom!

Por acaso, está acontecendo isso na sua casa também? Hihihi... Malu, Cadu e Fluflu são os três que fazem a festa aqui em casa. Fluflu entra de manhã e só sai no final do dia. Cadu entra, azunha as unhas nas bases de madeira, fica por ali e depois sai... Mansinha vai pouco, porque apesar de ser grande a parte abaixo da cama, a briga por território é horrível. U.ú! Eu não curto.

Mas ela dá o troco. Também não deixa ninguém deitar na rede que diga-se de passagem, meu avó fez para mim e ela que chegou agora aqui em casa já me roubou na maior cara de pau. Passa o dia nela, quando não deitada, abaixo dela pastorando para também ninguém deitar! Terrível! Aiii de algum de nós querermos pelo menos olhar, pior nos aproximarmos para deitar, ela arregala os olhos e PUMMMM pula em cima da gente!

Agora percebam melhor tudo que relatei nestas fotos....

Momento raro de Mansinha 

Daí ela aproveita o quanto pode!

Vejam... a cama parece velha,né? Mas é novinha, tem só 2 meses, mas os fiapos by Cadu já fazem parte da realidade

Ele es estica todo...

Mamis pegou Flu dormindo...a cara dela é dono é inegável

A pobi! É um doce!
Depois Cadu a coloca para dormir novamente com muito carinho

Eis aqui a Mansinha pastorando a rede que ela pensa que é dela... Pruzzz

 Eu deixo ela pensar assim porque gosto demais da bichinha!!! Ela é tão carinhosa. Acho lindo felinos assim. Só não quer dar a rede.. ha ha ha!!

4 comentários :

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Acne felina, por que você existe?

Posted in
Acne felina
Esses dias, falei para vocês na minha fanpage sobre curiosidade da acne felina e muitas gateiras me pediram para aprofundar um pouquinho mais e cá estou eu. E falar do que eu já tive, senti na pele, é sempre mais fácil de dizer como é esse negócio. Vou logo miando que é incômodo, odiei esse tempo que peguei acne, espinha... Pruzzz...

Essa doença afeta os nossos queixos e lábios inferiores, deixa umas pontinhas pretas (comedão) e atinge a gatarada adulta. Chiquemente falando, trata-se de um distúrbio de queratinização folicular (defeito na produção de queratina – camada de proteção da pele) e hiperplasia glandular, que não tratada com seu veterinário, pode se complicar e surgir infecções bacterianas, fúngicas ou parasitárias.

Acne felina
Estresse, predisposição seborreica, imunossupressão, grooming, alteração do crescimento do pelo podem estar associadas à doença. Em alguns casos, o queixo inflama e fica inchado. Eu fiquei com o meu um pouco sensível. Minha mãe me levou ao tio vet assim que notou algo diferente. Lembrando - Nunca medique seu gatinho sem consultar no veterinário. Só ele pode dizer o que usar, tá?

Vamos tratar? A maioria dos casos é tratada com limpeza de água morna para amolecer as secreções, usando um paninho no queixo do seu gatinho por 2 a 4 minutos, pomadas e shampoos. Em alguns, é necessária a sedação para retirada dos pelos do queixo para limpeza profunda e posteriormente a entrada de medicações. Em caso de infecção presente, o tratamento também incluirá antibiótico e antifúngico via oral.

E abaixo minha curiosidade:


Acompanhe outras dicas e curiosidades na minha Fanpage Gata Lili 
Fonte: Revista Pulo do Gato.

1 comentários :

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Saiba tudo sobre cardiopatias felinas, com a dra. Patrícia Addeo


Gatos também sofrem do coração, viu? Estou falando das doenças cardíacas, muito comuns nos humanos, mas que também acometem os animais. Muitos já nascem dodóis, e outros desenvolvem a doença na idade adulta ou na velhice. Para falar sobre o assunto, entrevistei a doutora Patrícia Mara Dainesi Addeo, que há seis anos atua na área da Cardiologia Veterinária, em Botucatu (SP).

Segundo ela, o avanço da medicina e da especialização dos profissionais torna mais fácil o diagnóstico e o tratamento dos felinos cardiopatas. Ela destaca, nesse processo, o maior acesso a exames complementares (Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Mensuração da Pressão Arterial, Exame Holter), e a maior quantidade e estudos e trabalhos de pesquisa realizados sobre o assunto. Ainda bem, né?

Eu fui logo perguntando qual a doença mais comum, para ver se tenho. Acho que sou hipocondríaca! Ehehe. Sabe qual é? Chama-se Cardiomiopatia Hipertrófica. Deu até medo, fiquei toda arrepiada! Mas existem outras que também são muito frequentes: Cardiopatia Restritiva, Tromboembolismo Arterial, Miocardite, Neoplasias cardíacas e cardiopatias congênitas como os Defeitos de Septo (Atrial ou Ventricular) que podem afetar os felinos.

Deus me livre de pegar alguma dessas! Ainda mais porque a prevenção é difícil. Diz que algumas doenças só se manifestam tardiamente ou mesmo podem ser herdadas geneticamente de avós e bisavós. Já pensou? Nãm!

Ainda bem que gato não infarta! Veja o que a dra. Patrícia nos conta sobre o assunto:

“O que conhecemos como infarto em seres humanos, que seria o entupimento de vasos cardíacos, levando a sinais como dor no peito ou nas costas, que se irradia ao lado esquerdo do corpo, não acontece nos animais. Devemos lembrar que o infarto cardíaco é um evento decorrente de muitos maus hábitos como a má alimentação, o sobrepeso, o tabagismo, o alcoolismo e o estresse. No geral, os animais como um todo nada ou pouco compartilham destes maus hábitos em sua vida”. Ufa, dessa eu já escapei! Sou uma gatinha muito bem cuidada e tenho excelentes hábitos alimentares!

Mas, então, como identificar os sinais clínicos de uma doença cardíaca? Segunda a doutora, eles podem ser muito genéricos, como perda de peso, apatia, falta de apetite, e cansaço fácil; ou mais específicos, como desmaios, dificuldade respiratória, tosse parecida com engasgo e paralisia de membros posteriores (de um ou dos dois). Também pode ocorrer morte súbita. Fique atento! Se perceber algum destes sintomas no seu bichano, chame um veterinário.

Ainda segundo a dra. Patrícia, quando um gato tem problema cardíaco, normalmente o tratamento é para toda a vida. “Nas cardiopatias congênitas, muitas vezes procedimentos cirúrgicos resolvem o problema. Em alguns casos, ainda que feita a cirurgia, há necessidade do uso de medicações. Nas cardiopatias adquiridas, o tratamento deve ser contínuo”, explica.

Então, minha gente, se liguem nos sintomas. Cuidem bem dos seus gatinhos. Levem-nos sempre ao veterinário. E boa saúde para todos vocês!

2 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...